sábado, 29 de maio de 2010

“O projeto de rádio da Escola Municipal Mario Villani”

O aumento da interatividade dos meios de comunicação exige o desenvolvimento de habilidades específicas pelos seus usuários, sobretudo no contexto educacional. Dessa forma, a implementação de uma rádio escolar tem como princípio uma educação para, sobre e na mídia. Para isso, é preciso haver uma gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação e do saber-fazer, para que a rádio escolar represente a totalidade dos envolvidos na escola e contribua para o pleno exercício da cidadania.
O projeto de rádio da Escola Municipal Mario Villani, além de mobilizar e envolver toda a escola em sua execução visa mostrar que alunos com algum tipo de deficiência devem ser incluídos de forma igualitária em projetos educacionais, pois o que ainda presenciamos é a não participação destes. É como se eles estivessem em uma estação, porém não entrassem no trem; não participassem da “viagem do saber” com os demais. O projeto também se justifica pela vontade em fazer com que a Informática Aplicada à Educação se torne um espaço para novas descobertas e oportunize novas possibilidades na vida de cada educando, para que, no futuro, através dessas oportunidades, possamos ver mudanças na vida desses alunos. Participam desse projeto a professora Michelle Aparecida Rezende Ferreira, implementadora de informática da Escola Municipal Mário Villani (responsável pelo projeto) e Bruna de Carvalho Novaes, professora da sala de leitura, além das equipes diretiva e pedagógica e de todos os profissionais que atuam na instituição, bem como a comunidade. O projeto tem como objetivos:
• Promover a inclusão digital;
• Utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação para construir e disponibilizar produções dos alunos através de diferentes mídias;
• Desenvolver nos alunos habilidades de pesquisa e investigação;
• Trabalhar em grupo, respeitando idéias e opiniões;
• Para a realização do trabalho os alunos foram divididos em equipes
Uma equipe ficou responsável pela criação do logotipo da rádio e as vinhetas dos programas. Uma segunda, entitulada “Equipe de repórteres” farão entrevistas usando bloco de anotações e até mesmo o celular para gravação de voz, irão em busca das últimas notícias em torno da escola e poderão até trazer notícias do próprio bairro. A Equipe de redatores e locutores: ficaram responsáveis pela redação final dos programas; a aluna Jéssica, deficiente visual entra nessa equipe como a primeira locutora já no primeiro programa com o trabalho de transcrever os textos para o braile. Quando estes estiverem prontos, será realizada a gravação do primeiro programa. Haverá um rodízio entre as equipes, fazendo com que todos conheçam e participem de todas as etapas de criação e produção de uma rádio.
Hoje a inclusão é uma realidade nas escolas brasileiras e refletindo sobre as necessidades educacionais especiais de nossos educandos, o Projeto Rádio Mário Villani foi criado, tendo como seu principal objetivo a inclusão digital de todos os seus alunos.
Na criação da radio a escola proporcionou aos alunos um ambiente diferente, os alunos ficaram muito entusiasmados, e interessados, se envolveram com total interação, do modo com que o projeto foi pensado, não poderia ter um resultado diferente, pois teve a participação efetiva de todos.
A radio foi inaugurada no ultimo dia 20 de maio, e os atores desse projeto tiveram direito a toda a ansiedade, o alivio e o orgulho que gera uma estréia, mas o trabalho estava só começando.
A radio é um verdadeiro sucesso!!

10 comentários:

  1. Oi,

    Que projeto intessante...gostei muito do seu blog.
    abs

    ResponderExcluir
  2. Quando todos participam todo projeto é um sucesso. Espero que vocês continuem com o trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Ola,
    que bom que gostaram do meu blog
    a iniciativa surgiu sob a orientaçao da AD2
    mas adorei a ideia
    e vou me esforçar para evar o blog adiante
    espero poder contar com a visita de voces
    Abraços Virtuais

    ResponderExcluir
  4. Eu também fiquei encantada com esse projeto, inclusive fui lá no dia da inauguração. Tudo foi muito bem realizado, foi um verdadeiro sucesso. São idéias assim que fazem a gente acreditar que a educação tem jeito e sim!!!Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Dama!!!

    que linda sua reportagem. Fico muito feliz em ver que professores vêm tentando melhorar a qualidade de suas aulas. Esse projeto é super interessante, pois nos mostra a criatividade e habilidade dos alunos.

    Parabéns!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Muito legal essa iniciativa de valorizar a produção dos alunos promovendo a interação do grupo e incluíndo todos.Sucesso para vocês!Abs

    ResponderExcluir
  7. Seu blog além de muito bem feito tem um assunto super interessante. Muito legal esse projeto!

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz ao perceber que ainda temos ânimo para nos lançarmos em idéias que geram projetos verdadeiramente voltados à educação de todos: respeitando a diversidade que existe em cada sala.Gostaria de saber como foi introduzido ao aluno com NEE esse projeto e qual a sua participação efetiva nele.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Muito interessante, prova que é possível fazer ações diferentes e que agreguem conhecimento aos alunos.

    Nandilene - Polo Cantagalo
    http://nandilene-educartransforma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. OI,DAMA AMEI SUA REPORTAGEM.A ESCOLA PRECISA DE ALTERNATIVAS COMO ESTAS PARA TORNAR SEU DIA-A-DIA MAIS INTERESSANTE E AGRADÁVEL.BEIJOS E PARABÉNS.

    ResponderExcluir